Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre a Prova de Semiologia

Bom dia!!!
Muito de vocês estão me questionando qual meu tipo de prova...
Eu não costumo pedir nada além do que falo em aula. Sei que falo muito e é bom vocês irem se acostumando...porque daqui pra frente, em todas as disciplinas, o conteúdo vai só apertando. O importante na semiologia é entender e unir o raciocínio.
A parte que é bem conceitual e teórica, eu tenho que cobrar mesmo...não quero que vocês decorem nada...entendam! Entendam o que é a semiotécnica, a semiogênese, a clínica propedêutica, os princípios da palpação, auscultação, percussão. Qual é a ordem do exame clínico...como é o exame clínico especial de cada sistema...
Normalmente, eu coloco um caso clínico:
Por exemplo:
Um gato, de 5 anos, com claudicação no membro posterior esquerdo.
Eu posso perguntar:
Qual seria a maneira correta de palpar a articulação coxo-femoral?
Qual a ordem do exame clínico do sistema locomotor?
Quais são os principais exames complementares?
Quias são as perguntas de anamnese?

E por aí vai....

Lembrem-se de estudar novamente aquelas palavrinhas do ditado...e todas as outras palavras que diferenciamos em sala de aula...inapetência, dispagia, etc....
Um abraço e boa prova!!!
OBS.: Se tiverem dúvidas, podem me procurar, vocês sabem que estou à disposição.

Profª. Érika Cristina de Souza Mundim
Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário